Vocês já conhecem o SEL? Ele um método para ensinar crianças e adultos a desenvolver habilidades socioemocionais, como: autogerenciamento, autoconsciência, tomada de decisões responsáveis, habilidades de relacionamentos e consciência social. Pesquisas comprovaram que o SEL melhora os resultados dos estudantes, seja no desempenho escolar ou na mudança de comportamento social, agindo com mais bondade, compartilhamento e empatia. Os alunos também passam a olhar a escola de um jeito diferente, o que diminui a depressão e o estresse entre eles. Essas habilidades colaboram muito para a vida social e profissional e a tecnologia pode nos ajudar a conquista-las. Mas, como?
Por meio de aplicativos, robôs, tutores virtuais, games e realidade virtual aumentada que nos levam além da educação tradicional e garantem o aprendizado das competências que os novos tempos demandam. O uso da tecnologia está revolucionando a educação e também está se renovando a cada dia, misturando o ambiente virtual com o ambiente físico, o que pode impactar muito a educação. Porem é importante separar o que está funcionando de fato das tecnologias que ainda não foram comprovadas.
Para aproveitar melhor o SEL deixo tenho duas dicas:
a) Tente colocar o SEL dentro de produtos tecnológicos que desenvolvem habilidades fundamentais (como matemática, leitura e outros), e
b) Esteja aberto às inovações radicais e novíssimas tecnologias, como os “wearable devices”, que podem trazer impactos radicais na escola.
E você? Já usou algum aplicativo ou tecnologia para aprender habilidades socioemocionais? Conte aqui a sua experiência.